Diálogo com outras áreas, biografia técnica especializada e inteligência artificial são destaques na EXPOSIBRAM

Painel discute temas atuais e relevantes para a área de mineração

Dialogar com outras áreas é uma das premissas estabelecidas pelo setor de mineração, e é uma das temáticas da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023), realizada em Belém, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Para ampliar as discussões sobre a Segurança de Processos na Mineração e Metas a Nível Global, um dos painéis da EXPOSIBRAM expôs considerações  de Carmen Helena Osorio Amado, da CCPS Latin America Regional Manager – Center for Chemical Process Safety (Centro de Segurança de Processos Químicos).

Partilhar experiências foi o auge do debate. ” Nossa meta é um mundo sem incidentes de segurança de processos”, frisou Carmen Helena. Uma das medidas essenciais é expandir informações dentro das empresas, segundo Carmen Helena. Ela revelou que em sua empresa circula mensalmente um informativo em mais de 30 idiomas, além de promover jornadas de conhecimento. “Na gestão de risco, a comunicação em toda a companhia é fundamental”, disse.

Outra questão necessária é trabalhar pela consolidação de uma bibliografia técnica representativa e específica para o setor. “Estamos começando essa caminhada. É um caminho para trabalharmos, que todo o sistema de gestão esteja fundamentado tecnicamente. Estamos em um esforço para traduzir a literatura para o português e disponibilizar orientações técnicas para as empresas”, adiantou Eduardo de Maio Francisco, especialista corporativo em Gerenciamento de Segurança de Processos da Vale.

Inteligência artificial

Assunto em voga, a Inteligência Artificial foi o tema de uma interação com a plateia. Os palestrantes falaram sobre como a tecnologia automatizada pode ser uma aliada ou não no processo de segurança das empresas. Há considerações a serem tratadas. “Não temos que automatizar todo o sistema. Temos que ter cuidado, critério e não tirar conclusões precipitadas”, defendeu Eduardo.

“É um recurso inteligente que pode facilitar o nosso trabalho. Nós não podemos confiar inteiramente numa máquina, porém. Não podemos perder o controle desse processo. Como a inteligência artificial vai abordar os seres humanos?”, instigou Carmen.

Sobre a EXPOSIBRAM – Composta de multiatividades em um único período e local, a Exposibram é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

Patrocínios:

Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).

Apoios:

Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas),  Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).

A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras,  Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade,  In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.