EXPOSIBRAM 2023: curso ‘Mineração para Jornalistas’ reúne profissionais de vários estados do Brasil

Jornalistas, assessores de imprensa e estudantes de comunicação do Pará, Goiás, São Paulo e outros estados do Brasil participaram do curso gratuito “Mineração para Jornalistas”, realizado nesta terça-feira, 29,  durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2023 (EXPOSIBRAM 2023), no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Belém (PA). 

Durante o curso oferecido pelo Instituto Brasileiro de Mineração, em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) os participantes tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre os conceitos de mineração e de recursos minerais; estrutura de um empreendimento mineral; processo de licenciamento e controle ambientais; tipos, níveis e segurança de barragens; economia mineral e aspectos tributários.

“É importante o jornalista ter acesso à informação correta, conhecer e fazer parte da troca de experiências salutar entre os diversos atores da sociedade. O objetivo do IBRAM é facilitar o entendimento sobre o setor mineral. A primeira edição do curso foi na EXPOSIBRAM 2022. Depois, organizamos um curso virtual de aprofundamento em algumas temáticas, uma edição em Poços de Caldas (MG) e esta é a segunda vez que realizamos o curso em Belém. Mais de 500 profissionais de todo o Brasil já participaram do treinamento”, ressaltou o diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares.

Para a jornalista do Correio de Carajás, Taís Araújo, o curso agregou conteúdo ao seu trabalho e, certamente, vai contribuir para entregar um trabalho ainda melhor para a população. “Eu sou de Goiás e estar aqui na Região Norte em que a mineração é tão importante, e poder aprender sobre minérios sob a perspectiva de geólogas, especialistas no assunto, acrescenta demais ao nosso trabalho. A gente está lidando diariamente com situações que envolvem mineração e os impactos e nada melhor do que pessoas extremamente capacitadas para trazer essa perspectiva completamente informativa mesmo”, disse. 

“O curso agregou bastante ao meu conhecimento, pois me permitiu ter um outro olhar da mineração, além de contribuir para facilitar a nossa entrega à comunidade. O fato de estar lá na região e conhecer o que está sendo feito é muito interessante. As informações que vimos aqui aliadas à prática do dia a dia foi uma união que fortaleceu bastante”, afirmou o jornalista do Portal Canaã, Seny Lima. 

Para Zé Dudu, o editor-chefe do site Zé Dudu, “o curso foi muito importante porque aprendemos alguns termos técnicos e como funciona toda a cadeia da mineração. Conhecimento é sempre muito importante. E quando vem de pessoas qualificadas, a gente fica muito agradecido. Na explanação foi usada uma linguagem simples, não muito técnica. E a gente teve a oportunidade de perguntar e ter respostas bem satisfatórias”, ressaltou.