Rodada de Negócios do setor mineral movimenta cadeias produtivas em vários setores

Exposibram 2023 busca favorecer fechamento de novos negócios entre milneradoras e fornecedores de produtos e serviços

Momento de prospecção, troca de informações e novas parcerias. O primeiro dia da Rodada de Negócios da Exposibram 2023, que ocorreu nesta terça-feira (29), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém (PA), comprovou a importância do encontro entre fornecedores e empresas mineradoras na consolidação de projetos e ações do setor mineral no Brasil, especialmente na Amazônia.

Para a desenvolvedora de Negócios da Baumier Automaton, Giselle Chaurais, a programação foi a oportunidade certa para apresentar com mais qualidade os serviços da empresa, que trabalha com automação industrial. “Fizemos um excelente contato aqui, de forma estratégica. A rodada é importante porque, geralmente, você fala por telefone, sem a sinergia que sentimos no local. Neste momento podemos expor de forma mais assertiva os nossos produtos”, disse.

Também presente à Rodada de Negócios, a Consultoria Norte Geo aproveitou o espaço para apresentar soluções em mineração, geotecnologias, meio ambiente e recursos hídricos. “Foi extremamente produtivo e interessante esse encontro com as empresas. A Exposibram nos proporciona o canal certo de comunicação. O contato olho no olho abre portas e possibilita oportunidades reais de negócio. Saímos daqui com boas expectativas”, disse Lidiane Medeiros, representante da empresa.

Novidades

Para as empresas mineradoras participantes, a Rodada de Negócios promove a diversificação de projetos em muitas áreas. “Nosso papel é captar fornecedores, principalmente locais. Contratamos desde pequenos serviços, como fornecimento de material de escritório, até grandes maquinários. Nossas atividades demandam parceiros com diversos perfis, e aqui estamos dialogando com eles”, destacou a analista master de Suprimentos da Vale, Wathina Borges.

Representando a Norsk Hydro, o consultor de Suprimentos na Área de Governança, Gestão e Desenvolvimento de Fornecedores, Kleber Vallim, destacou a possibilidade de expandir negócios a partir da rodada na Exposibram. “Investimos continuamente na expansão das operações no Pará e, para isso, precisamos de bons parceiros. Esta é uma oportunidade de ampliar horizontes e buscar novas soluções para nossos empreendimentos”, afirmou.

Parcerias

A Rodada de Negócios reúne empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral, que negociam propostas comerciais diretamente com as mais importantes companhias mineradoras. O objetivo é abrir canal direto com a área de Suprimentos dessas companhias em reuniões exclusivas e reservadas. Este ano, as conversas ocorreram de forma híbrida, em encontros presenciais e em conferências on-line.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, diz que a Rodada de Negócios é um momento muito esperado por empresas e fornecedores, em função da abertura que proporciona de conversas iniciais até o fechamento de novos contratos. “É uma grande vitrine do que há de melhor e mais inovador para que o setor mineral possa qualificar ainda mais os projetos executados no Brasil e na Amazônia”, afirmou.

Sobre a EXPOSIBRAM – Composta de multiatividades em um único período e local, a Exposibram é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

Patrocínios:

Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).

Apoios:

Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas),  Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).

A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras,  Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade,  In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.