EXPOSIBRAM discute segurança de processos na indústria da mineração

Acidente de Brumadinho de 2019 deixou lições para o setor

Considerado o maior acidente de trabalho na mineração do Brasil, o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, 2019, é um evento negativo que gera reflexões sobre a segurança de processos na área, um dos temas da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), realizada em Belém, no Centro de Convenções – Hangar.

Associados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização nacional privada e sem fins lucrativos, apresentaram projetos para abordar a questão da dentro das empresas.

O debate foi mediado por Wagner José de Souza Silva, que atua como coordenador de Segurança do Trabalho da Anglo American. Os palestrantes foram Eduardo Barbosa de Almeida, especialista Sênior de Segurança de Processos da Mineração Usiminas, e Raquel Redivo Pinto, que é Engenheira de Riscos da Vale.

Eduardo apresentou seis pontos imprescindíveis para a gestão integrar a cultura organizacional das empresas. São eles: elencar vulnerabilidade, entender e agir nos perigos e riscos, empoderar as pessoas, valorizar o conhecimento, combater a normalização de desvios e, por último, avaliar e avançar na cultura de segurança.

Um detalhe ressaltado pelo palestrante é a necessidade da gestão definir funcionários com liberdade para determinar medidas urgentes, diante de uma situação crítica. “Precisa-se tomar atitudes naquele momento”, enfatiza Eduardo, detalhando que esse processo, que é o de empoderar pessoas, também envolve treinamentos e atualizações constantes da equipe de trabalho.

As diretrizes têm como meta reduzir e eliminar riscos do processo produtivo. “O preço de um acidente nos projetos é muito caro. Não queiram lidar com isso”, recomendou.

Raquel, por sua vez, ressaltou que a destinação de recursos em segurança dos projetos é um investimento, não podendo ser encarado como gasto. Ela comentou sobre o Comitê de Segurança de Processos, da Vale.

“O gerenciamento de risco traz crédito”, assegurou. Ser transparente e eficiente é gerenciar risco”, enfatizou.

Sobre a EXPOSIBRAM – Composta de multiatividades em um único período e local, a Exposibram é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.

Patrocínios:

Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).

Apoios:

Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII),  Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas),  Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).

A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras,  Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade,  In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.